Lio Hospital de Olhos

lentes de contato

Mitos e verdades sobre as lentes de contato

O uso de lentes de contato traz uma vantagem em relação ao aumento do campo de visão. Já os óculos de grau, por outro lado, podem distorcer a imagem, tornando objetos maiores ou mesmo menores.

Por mais que existam vários tipos de armações de óculos, a versatilidade que uma lente de contato traz é inigualável. Em outras palavras, dá para escolher um modelo de cor, tanto mais claro ou escuro.

Destaca-se também a quantidade de mitos e verdades sobre as lentes de contato, tornando a escolha mais criteriosa. Veja abaixo alguns exemplos sobre isso.

Mitos sobre as lentes de contato

Algumas informações sobre as lentes de contato não são verdadeiras, por isso confira a seguir três mitos:

Lentes de contato podem se perder atrás do olho

Embora pareça irreal, você sabia que algumas pessoas acreditam que isso é possível? 

A realidade, entretanto, não é essa, pois a conjuntiva, uma membrana que recobre a parte do olho, e a pálpebra barram o movimento da lente para trás. Por consequência, ela fica restrita à parte da frente do globo ocular. 

Não faz mal dormir com lentes de contato

Muitas pessoas chegam em casa cansadas, não tiram as lentes de contato e dormem, mas será que isso pode?

A resposta é negativa, porque se trata de uma ação que aumenta o risco de infecções. Como a oxigenação dos olhos e o fluxo de lágrimas diminuem, a chance de causar lesões aumenta. 

As lentes de contato são iguais

Trata-se de outro mito, uma vez que existem vários tipos de lentes, por exemplo: descartáveis, rígidas, gelatinosas, etc. Para entender qual a melhor opção, a consulta com um oftalmologista é crucial para fazer a escolha. 

Verdades sobre lentes de contato

mitos e verdades sobre as lentes de contato

Ao pensar na utilização das lentes de contato, três verdades se destacam:

Lentes de contato são indicadas para vários fins

É possível corrigir astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia, por exemplo. Outro benefício é a praticidade que traz para o dia a dia, sem prejudicar o conforto, pois há tipos de lentes de contato bem confortáveis. 

Manter a higiene é fundamental

Essa é uma verdade, já que a higienização regular das lentes com a solução específica  e o armazenamento no estojo são ações  que evitam as infecções. Com isso, elas garantam a saúde dos olhos. 

A prescrição depende de um oftalmologista

A oftalmologia é a especialidade médica que avalia e cuida da saúde ocular, determinando o grau e o tipo de lente ideal para cada pessoa. Ao mesmo tempo, também orienta sobre uma utilização segura e eficaz.

As lentes de contato oferecem liberdade para quem tem problemas de visão, contudo, elas exigem cuidados para garantir a saúde dos olhos. Você já conhece o site do LIO Hospital dos olhos? Acesse este link para saber mais. 

WhatsApp
Facebook
Twitter

Artigos relacionados