Lio Hospital de Olhos

Retinopatia diabética é tema de palestra no Lio Hospital

Retinopatia diabética é tema de palestra no Lio Hospital

Um dos destaques da solenidade de abertura da primeira edição da Semana de Convergência foi a palestra proferida pelo oftalmologista, dr. Italo Batista Mota, responsável pelo Serviço de Retina do Lio Hospital de Olhos. Na ocasião, ele falou aos presentes sobre retinopatia diabética, uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina.

O palestrante fez uma abordagem geral sobre o assunto, oferecendo um panorama dos fatores genéticos e a classificação da retinopatia diabética. “Ela pode ocorrer em fase inicial (com o surgimento de áreas de dilatação dos pequenos vasos sanguíneos da retina); moderada (vasos sanguíneos bloqueados) e severa (várias regiões da retina param de receber sangue)”, ressaltou. Devido a esse quadro, para se evitar problemas de visão, além de um controle e equilíbrio da taxa glicêmica no organismo, é necessário que o paciente com diabetes faça o exame de fundo de olho pelo menos uma vez ao ano, para se ter o acompanhamento clínico adequado.

A atividade foi prestigiada por médicos, integrantes de ligas acadêmicas e leigos. A atividade se insere no I Encontro Olhares do Conhecimento, vinculado ao Grupo de Estudos em Oftalmologia do Lio Hospital de Olhos. Anteriormente ao tema retinopatia diabética, os participantes puderam atualizar seus conhecimentos científicos acerca do glaucoma, durante palestra proferida pelo oftalmologista convidado dr. André Luiz, responsável pelo Serviço de Glaucoma da Unifesp.

WhatsApp
Facebook
Twitter

Artigos relacionados

Equipe celebra novos conhecimentos

Durante o mês de março de 2021, a equipe do Lio Hospital de Olhos teve muitos motivos para celebrar. Entre eles, médicos do nosso corpo