Lio Hospital de Olhos

Guia sobre catarata: o que é e como tratar

Antes de saber como tratar a catarata, é necessário entender do que se trata essa condição ocular perigosa. Refere-se a um termo utilizado para definição de qualquer perda de transparência do cristalino, que se localiza atrás da íris.

Destaca-se por ser tanto congênita como adquirida, podendo causar prejuízo à visão ou, conforme o caso. Segundo o Ministério da Saúde, quase 48% dos casos de cegueira são causados pela catarata.

Agora que você viu resumidamente o que é e como tratar a catarata, o ideal é ter mais informações sobre elas. Afinal, trata-se de uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, ou seja, pode diminuir ou atrapalhar a visão.

Como tratar a catarata?

A catarata resulta de diversos fatores genéticos e ambientais, sendo o envelhecimento a principal causa, conhecida como catarata senil. Por outro lado, doenças como diabete e condições oculares (lesão por trauma ) também podem estar relacionadas.

Existem hábitos como tabagismo e consumo excessivo de álcool, e uso de certos medicamentos e exposição a radiações, que aumentam a chance de desenvolvê-la.

Apesar de não acontecer com muita frequência, os bebês podem nascer com a catarata congênita. Além disso, crianças e adolescentes também podem desenvolver tal condição, comumente a causa para esses casos pode ser alguma doença ou lesão.

Há situações em que a pessoa pode desenvolver nos dois olhos ao mesmo tempo, porém quem já teve catarata em um olho tem mais chances de ter no outro. O mais importante é se atentar aos sintomas que podem indicar tal condição, são eles:

  • Sentir a visão embaçada e com falta de nitidez;
  • Sofrer com mudanças contínuas nos graus dos óculos;
  • Perceber sensibilidade à luz e ter reflexos no entorno das luzes;
  • Enxergar pontos luminosos em volta da revisão, falta de definição e vibração das cores.

Vale lembrar que apenas um oftalmologista é capaz de diagnosticar assertivamente a catarata. Desse modo, recomenda-se passar por uma consulta e realizar um check-up anualmente, independentemente da idade.

como tratar a catarata

 

Cirurgia é a única forma de tratar a catarata

Apesar de não ser possível prevenir o envelhecimento do cristalino e nem a predisposição genética, alguns cuidados podem ajudar a evitar que a catarata apareça:

  • Proteja os seus olhos contra a radiação ultravioleta (UV);
  • Não fume;
  • Consulte-se anualmente com um oftalmologista.

A cirurgia é basicamente a substituição da lente opaca do cristalino por outra lente artificial transparente, chamada lente intraocular. Por meio desse procedimento cirúrgico, consegue-se otimizar a passagem de estímulos luminosos para o interior do olho.

Ao retirar e substituir a lente, a catarata não volta mais, e o paciente volta a enxergar bem. O procedimento cirúrgico tem um pós-operatório que requer alguns cuidados, como:

  • Usar os colírios corretamente;
  • Não fazer atividade física;
  • Utilizar o protetor ocular adequadamente;
  • Evitar dormir do lado do olho operado;
  • Higienizar as mãos;
  • Ir nos retornos após a cirurgia.

Você aprendeu como tratar a catarata, mas se tiver alguma dúvida acesse o nosso site para mais informações

WhatsApp
Facebook
Twitter

Artigos relacionados

Equipe celebra novos conhecimentos

Durante o mês de março de 2021, a equipe do Lio Hospital de Olhos teve muitos motivos para celebrar. Entre eles, médicos do nosso corpo