Antes de saber como tratar a catarata, é necessário entender do que se trata essa condição ocular perigosa. Refere-se a um termo utilizado para definição de qualquer perda de transparência do cristalino, que se localiza atrás da íris.
Destaca-se por ser tanto congênita como adquirida, podendo causar prejuízo à visão ou, conforme o caso. Segundo o Ministério da Saúde, quase 48% dos casos de cegueira são causados pela catarata.
Agora que você viu resumidamente o que é e como tratar a catarata, o ideal é ter mais informações sobre elas. Afinal, trata-se de uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, ou seja, pode diminuir ou atrapalhar a visão.
Como tratar a catarata?
A catarata resulta de diversos fatores genéticos e ambientais, sendo o envelhecimento a principal causa, conhecida como catarata senil. Por outro lado, doenças como diabete e condições oculares (lesão por trauma ) também podem estar relacionadas.
Existem hábitos como tabagismo e consumo excessivo de álcool, e uso de certos medicamentos e exposição a radiações, que aumentam a chance de desenvolvê-la.
Apesar de não acontecer com muita frequência, os bebês podem nascer com a catarata congênita. Além disso, crianças e adolescentes também podem desenvolver tal condição, comumente a causa para esses casos pode ser alguma doença ou lesão.
Há situações em que a pessoa pode desenvolver nos dois olhos ao mesmo tempo, porém quem já teve catarata em um olho tem mais chances de ter no outro. O mais importante é se atentar aos sintomas que podem indicar tal condição, são eles:
- Sentir a visão embaçada e com falta de nitidez;
- Sofrer com mudanças contínuas nos graus dos óculos;
- Perceber sensibilidade à luz e ter reflexos no entorno das luzes;
- Enxergar pontos luminosos em volta da revisão, falta de definição e vibração das cores.
Vale lembrar que apenas um oftalmologista é capaz de diagnosticar assertivamente a catarata. Desse modo, recomenda-se passar por uma consulta e realizar um check-up anualmente, independentemente da idade.
Cirurgia é a única forma de tratar a catarata
Apesar de não ser possível prevenir o envelhecimento do cristalino e nem a predisposição genética, alguns cuidados podem ajudar a evitar que a catarata apareça:
- Proteja os seus olhos contra a radiação ultravioleta (UV);
- Não fume;
- Consulte-se anualmente com um oftalmologista.
A cirurgia é basicamente a substituição da lente opaca do cristalino por outra lente artificial transparente, chamada lente intraocular. Por meio desse procedimento cirúrgico, consegue-se otimizar a passagem de estímulos luminosos para o interior do olho.
Ao retirar e substituir a lente, a catarata não volta mais, e o paciente volta a enxergar bem. O procedimento cirúrgico tem um pós-operatório que requer alguns cuidados, como:
- Usar os colírios corretamente;
- Não fazer atividade física;
- Utilizar o protetor ocular adequadamente;
- Evitar dormir do lado do olho operado;
- Higienizar as mãos;
- Ir nos retornos após a cirurgia.
Você aprendeu como tratar a catarata, mas se tiver alguma dúvida acesse o nosso site para mais informações