Lio Hospital de Olhos

GEOH discute casos de retinoblastoma

No início de outubro,  mês das crianças, o assunto do Grupo de Estudos em Oftalmologia Humanizada (GEOH) foi o retinoblastoma, que é o tipo mais comum de câncer que acomete os olhos na infância.
Participaram da reunião os médicos Luís Fernando Oliveira Borges Chaves, Maria Raquel Ramos Leão, Jeová Alves Soares Júnior, Cláudia Divina Marques Sjobom e Silvia Martins Resende.
Dr. Jeová fez exposição sobre o tumor maligno originário de células da retina, parte do olho responsável pela visão. Ele pode estar presente já ao nascimento ou aparecer até os cinco anos de idade.
Segundo o especialista, o sinal mais comum de retinoblastoma é a leucocoria (semelhante ao “reflexo branco” ou “reflexo do olho de gato”).  “Isso decorre do descolamento de retina causada pela massa do tumor, com sua possível visualização através da pupila.”
Mas também há sinais como estrabismo, sangramento, perda de visão, vermelhidão dos olhos, heterocromia (um olho de cada cor) e glaucoma secundário, doença que atinge o nervo óptico.”Os sinais e sintomas do retinoblastoma dependem de seu tamanho e da sua localização.”
WhatsApp
Facebook
Twitter

Artigos relacionados

Equipe celebra novos conhecimentos

Durante o mês de março de 2021, a equipe do Lio Hospital de Olhos teve muitos motivos para celebrar. Entre eles, médicos do nosso corpo