Equipe participa de grupo de estudos e eventos científicos

Dr. Luís Fernando Chaves e Dr. Fabio Bernadi Daga no Curso Intensivo de Topografia e Tomografia de Córnea

Em mais um mês repleto de estudos, oftalmologistas do Lio Hospital de Olhos participaram de eventos científicos. Um deles foi o  XVIII Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma, que ocorreu em São Paulo de 23 a 25 de maio. 
Marcaram presença os médicos Maria Raquel Ramos Leão, Lucas Costa Silva, Cláudia Divina Marques Sjobom e Fabio Bernadi Daga. Este último foi um dos palestrantes e apresentou novas tecnologias para análise funcional de glaucoma. 
Além disso, Dr. Fabio também participou de sessão para sanar dúvidas dos especialistas de glaucoma de todo Brasil. O médico também foi palestrante no Curso Intensivo de Topografia e Tomografia de Córnea, ministrado pelo oftalmologista Dr. Fabiano Brandão. O Dr. Luís Fernando Chaves também participou do curso como palestrante. O evento ocorreu no dia 28 de maio em Goiânia. 
Estudos
O Grupo de Estudos em Oftalmologia Humanizada (GEOH), formado para a equipe do Lio Hospital de Olhos compartilhar experiências e conhecimento, debateu casos de doenças raras e retinopatia diabética nas duas últimas reuniões. 
A primeira tratou sobre doenças raras diagnosticadas e tratadas aqui no hospital. Um dos casos era da Doença Macular Viteliforme do Adulto. Genética, ela tem no tabagismo um fator de aceleração na progressão da degeneração retiniana, o que causa dano irreversível à visão do paciente. 
Outro caso discutido pelos médicos foi o de uma criança de 7 anos diagnosticada, também aqui no hospital, com a Síndrome Óculo-Granular de Parinaud, uma conjuntivite acompanhada de gânglios pré-auriculares e que pode trazer sequelas caso não seja prontamente tratada.
O tratamento precoce também faz toda a diferença para casos de retinopatia diabética, que é uma doença que afeta a retina, para evitar a baixa visão irreversível. Na reunião de maio do GEOH, o Dr. Sahid Cruz apresentou um caso de retinopatia que pautou a troca de conhecimento e estudos entre a equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *