Lio Hospital de Olhos

cuidar dos olhos

Cuidado que é preciso ter com os olhos no outono

O outono começou no dia 20 de março e terminará no dia 21 de junho, então por vários meses será preciso cuidar dos olhos nessa estação. Mas quais cuidados ter? Quais são os perigos? É verdade que os casos de conjuntivite aumentam?

É muito comum o tempo ficar seco neste período, por isso, é primordial estar atento aos olhos. Se você perceber que estão muitos secos e com algum desconforto, vermelhidão ou muita coceira, pode ser indício de que algo está errado.

Diante dessa situação, observe se existe a continuidade dos sintomas, pois talvez seja necessário se consultar com um oftalmologista. Continue por aqui para saber como cuidar dos olhos durante o outono.

cuidar dos olhos

Como cuidar dos olhos no outono?

O olho seco pode ocasionar a visão turva, porém não é a única coisa que acontece nesses meses do ano. Confira abaixo algumas condições oculares que são mais comuns nessa época:

  • Conjuntivite: trata-se da inflamação da conjuntiva, que é uma membrana transparente que reveste a parte branca do olho e a superfície das pálpebras. A sua causa pode ser bactérias, vírus ou poeira, que acontecem com mais frequência no outono.
  • Alergias oculares: ácaros, fungos e pólen são mais comuns nessa estação do ano, ocasionando coceira, lacrimejamento, vermelhidão, etc.
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI): apesar de não acontecer só no outono, essa estação do ano pode piorar o cenário. Desse modo, evite a exposição prolongada aos raios ultravioletas (UV).

Agora que você entendeu alguns problemas mais comuns nesse ano, o ideal é saber de algumas dicas para cuidar dos olhos.

Cuidado com o vento e a poeira

Essa estação do ano causa mais ventos, que podem trazer poeira, para evitar esse risco a dica é usar óculos de proteção ou óculos de sol com lentes que protejam, principalmente quando estiver ao ar livre.

Cuide da alimentação

Opte por uma dieta que privilegie, vegetais e alimentos ricos em ômega-3, vitaminas A, C e E, porque são benéficas para a saúde ocular.

Atente-se aos ambientes com ar aquecido

Ficar em lugares fechados pode reduzir ainda mais a umidade do ano, levando ao ressecamento ocular. Além disso, evite usar colírios sem orientação de um oftalmologista, já que a sua condição ocular pode demandar uma opção específica.

Não utilize dispositivos digitais por muito tempo

Para quem usa muito os dispositivos digitais, a recomendação é parar a cada 20 minutos e olhar ao horizonte (20 pés ou 6 metros) por 20 segundos. Caso não consiga parar, é preciso, pelo menos, tentar dar um descanso a cada 1 hora e lembrar de sempre piscar os olhos!. Ao mesmo tempo, lembre-se de manter os cuidados com a higiene ocular, por exemplo: evite coçá-los repetidas vezes e não compartilhe lenços ou toalhas.

Para cuidar dos olhos é recomendado se consultar com um oftalmologista, para conhecer o LIO Hospital dos Olhos, clique aqui.

WhatsApp
Facebook
Twitter

Artigos relacionados

Equipe celebra novos conhecimentos

Durante o mês de março de 2021, a equipe do Lio Hospital de Olhos teve muitos motivos para celebrar. Entre eles, médicos do nosso corpo