Lio Hospital de Olhos

cirurgia para tratar catarata

Catarata: quem pode se beneficiar da cirurgia e quais cuidados após o procedimento?

Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, a catarata tornou-se uma condição dos olhos comum em muitas pessoas. Trata-se de uma doença que causa a opacificação do cristalino dos olhos, dificultando a passagem da luz, prejudicando a visão e em casos mais sérios pode até causar cegueira.

Felizmente, a cirurgia de catarata tem se mostrado altamente eficaz na restauração da visão e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Neste artigo, vamos explorar quem pode se beneficiar deste procedimento, as indicações e os cuidados essenciais durante a recuperação.

Cirurgia para tratar a catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento muito conhecido para tratar essa condição ocular.

Durante a cirurgia, o cristalino opacificado é removido e substituído por uma lente artificial, restaurando a clareza da visão dos olhos.

Este procedimento é recomendado para aqueles pacientes cuja catarata está afetando significativamente suas atividades diárias e a qualidade de vida.

Entre os sintomas que indicam a necessidade de cirurgia estão:

• Visão turva;
  • Dificuldade de enxergar em lugares mais escuros;
  • Dificuldade de ler letras pequenas;
  • Dificuldade em dirigir à noite.

Quem pode se beneficiar da cirurgia?

quem pode se beneficiar da cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é recomendada para pessoas cuja condição prejudica suas atividades diárias e qualidade de vida.

Geralmente, indica-se o procedimento a pacientes com visão turva significativa, dificuldade em realizar tarefas cotidianas devido à visão comprometida, e diminuição da qualidade de vida devido à catarata.

A idade avançada não é um impedimento para a cirurgia, portanto, ela pode ser realizada com segurança em pacientes de todas as idades.

Enfim, é crucial entender que se a catarata não for tratada, ela pode resultar em uma deterioração progressiva da visão. Em casos mais graves, prejudica significativamente a qualidade de vida do paciente levando à cegueira.

Cuidados após a cirurgia de catarata

Após a cirurgia de catarata, é essencial seguir cuidados específicos para garantir uma boa recuperação e resultados satisfatórios.

Recomenda-se evitar esforço visual excessivo, como leitura prolongada e uso de dispositivos eletrônicos, durante as primeiras semanas.

Além disso, é importante proteger os olhos da luz solar direta usando óculos escuros e evitar atividades que possam causar trauma nos olhos.

Onde realizar a cirurgia de retirada de catarata?

No Hospital de Olhos Lio, temos uma equipe especializada em diversas áreas oftalmológicas, incluindo os tratamentos para catarata.

Realizamos exames de risco cirúrgico e avaliação pré-operatória para garantir uma cirurgia segura e eficaz para o paciente.

Além disso, oferecemos tratamentos complementares para saúde dos olhos, tudo em um só lugar.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Visite nosso site Lio Hospital de Olhos.